ESTUDO SETE

EIS UM GRANDE MISTÉRIO

Para meditar...

Um time de futebol só conquista um campeonato com algumas virtudes: trabalho em equipe, muito treino, qualidade técnica e grande empenho em todos os jogos. A vitória é fruto de muito esforço e dedicação.

 

Com respeito a nossa salvação ocorre o mesmo. Deus não poupou esforços para nos resgatar da morte eterna. Deu seu próprio Filho em nosso lugar e enviou seu Espírito para ser nosso poderoso Ajudador, até seu glorioso retorno.

 

Esse Deus é um só (leia Deuteronômio 6.4), porém em três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três deuses, mas um Deus que subsiste em três pessoas distintas e que desfrutam de comunhão eterna entre si. Esse único Deus grandioso estabeleceu desde a eternidade um plano salvador maravilhoso. Leia novamente Efésios 1.3-14 e vejamos as três pessoas, que conhecemos como TRINDADE, trabalhando para nossa salvação eterna.

Ler Texto Base: Efésios 1.3-14

Aterrissando na Palavra...

1. Os versos 3 a 6 falam claramente de Deus Pai, ensinando-nos algumas verdades valiosas. Segundo o verso 3, quais são as bênçãos recebidas do Pai, de onde elas vêm e por meio de quem as recebemos? 

2. O verso 4 diz que antes da fundação do mundo fomos escolhidos por Deus. Uma vez salvos, como devemos viver diante de Deus e do mundo?

3. O verso 5 divulga duas verdades. Responda:

  • Por que Deus nos escolheu?

  • Em que nos tornamos?

 

4. O início do verso 6 diz que nossa salvação mostra algo. Fale a respeito.

5. O fim do verso 6 até o início do verso 13 nos fala do Deus Filho, Jesus Cristo. Responda:

  • Como temos a redenção (verso 7)?

  • O que recebemos (verso 7)?

  • O que recebemos é fruto de quê (verso 7)?

6. O início do verso 13 nos diz que só há uma forma de sermos salvos. Fale a respeito.

 

7. O final do verso 13 e o verso 14 nos falam do Deus Espírito Santo. Responda:

  • Depois que cremos no Evangelho, o que recebemos de Jesus?

  • Qual garantia nós temos por meio do Espírito Santo?

  • O fato de termos o Espírito Santo glorifica a quem?

Esse material foi desenvolvido por Renato Duarte Silva, atualmente pastor na Igreja Presbiteriana do Setor Sul, em Anápolis-GO-BR. Qualquer sugestão ou dúvida favor entrar em contato por WhatsApp: (62) 9322-1087, ou pelo e-mail: ipbrenato@gmail.com

Refletindo sobre nosso coração...

1. Quando você descobre a maravilhosa verdade que um Deus em três pessoas se envolveu plenamente em sua salvação – o Pai te escolhendo em amor, o Filho recebendo sobre si o castigo de seus pecados e o Espírito Santo fazendo morada em você e sendo a garantia de sua eterna salvação –, como você se sente?

2. Nosso maior tesouro se encontra na Pessoa de Jesus Cristo, o meio pelo qual recebemos todas as bênçãos de Deus Pai. Por que buscamos outros tesouros além do Filho de Deus?

3. Muitos que dizem conhecer Jesus Cristo continuam vivendo como qualquer pessoa marcada pela sujeira desse mundo. Como você acha que o verdadeiro cristão deve viver? Cite alguns exemplos:

4. O que precisa mudar em sua vida para que, por meio de tudo o que você faz, o nome do Deus que o salvou seja glorificado?

5. É natural que, ao amarmos alguém, pensemos nessa pessoa boa parte do tempo e gostemos de falar dela para todos os nossos amigos. Você tem falado da grande salvação que te alcançou? Quais são as pessoas mais próximas a você que precisam ouvir do amor de Deus?

< Faça o download desse estudo.

dISCIPULADO

"discipular não é apenas ensinar o que se aprende, mas viver o que se ensina"

62 3313-1052  /  62 98269-6637

secretariaipss@yahoo.com

 

Rua 8, Qd 5 Lt 25-26,
Jardim Ana Paula, Anápolis, Goiás

  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

© COPYRIGHT IGREJA PRESBITERIANA DO SETOR SUL | DEP. COMUNICAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.